Como utilizar a casca do ovo no seu cardápio?

 

O ovo é um dos alimentos mais versáteis que conhecemos. Ele pode ser utilizado na preparação das mais diversas receitas, além de ser consumido sozinho, afinal, quem não gosta de omeletes ou ovos fritos?

 

 

Alguns preferem apenas à clara, outros gostam mesmo é da gema mole, mas o que pouca gente sabe é que a casca do ovo também possui qualidades e pode ser inserida na alimentação. Quer saber como? Te contamos neste post.

casca de ovo

O poder da casca do ovo

 

A casca do ovo é rica em cálcio e cada unidade pode ter até 800mg do mineral. Por ter grandes concentrações dessa substância, a casca de ovo é grande aliada de quem precisa fortalecer os ossos ou tenha problemas de osteoporose, por exemplo.

 

Em casos de irritação de pele, você pode fazer uma mistura com a casca de ovo e vinagre de maçã. Deixe a solução descansar por dois dias e depois aplique na região afetada. Você sentirá o alivio em pouco tempo.

 

Se o seu problema está nas unhas, então você também precisa da casca do ovo, pois ela ajuda no fortalecimento de unhas quebradiças ou escamadas. Uma dica simples para utilizar esse recurso é esfarelar a casca em pequenos pedacinhos e colocá-los dentro dos vidrinhos de esmalte. Ao colorir suas unhas, você dá um banho de fortalecimento nelas também.

 

Além de auxiliar e trazer benefícios ao organismo humano, a casca do ovo possui propriedades que podem ser utilizadas em seu jardim. Misture a casca ao adubo e coloque em suas plantações para acelerar o crescimento de suas plantas.

 

farinha de casca de ovo

Preparando a farinha de casca de ovo

 

A forma mais tradicional de se consumir a casca de ovo é triturando os pedaços até se tornar uma farinha fina. Mas, lembre-se de lavar muito bem as cascas antes de iniciar a trituração, pois o resíduo de ovo cru pode conter salmonela, uma bactéria muito forte para os humanos.

 

Agora, é só colocar as cascas no liquidificador até ficar em pedaços pequenos, depois penere para ficar com aspecto de farinha.

farinha de casca de ovo

 

Como consumir

 

A farinha pode ser utilizada nos mais diversos tipos de pratos. Por não ter sabor marcante, você pode misturar a farinha no arroz doce, na confecção de bolos e também em biscoitos.

 

Mas fique atento, pois o cálcio associado ao ferro não traz bons resultados, então evite adicionar a farinha em alimentos que já estejam prontos, como o arroz, se for consumir junto com o feijão, que é rico em ferro.

 

A recomendação de consumo é de uma colher de sopa rasa por dia, pois o cálcio em excesso também traz problemas, como fraqueza muscular, formação de cálculo renal e sobrecarga dos rins.

banner 2 728 x 90

Deixe um Comentário

30 anos Granja Moreira
Matéria sobre a Granja Moreira na TV Assembléia
Entrevista feita pela TV Clube
5 formas que o frango colabora com a sua saúde
Como utilizar a casca do ovo no seu cardápio?
Por que comer frango faz bem à saúde?
Como desossar um frango: passo a passo
Melhores receitas para fazer um delicioso omelete
Melhores pratos com ovos e frango
Melhores temperos para frango
Ovo no micro-ondas: Como fazer? (delicioso!)